Rádio Escola

Características do rádio:

 Abrangência e regionalismo — o rádio atinge todo o país, há um grande número de rádios que produzem localmente, por isso uma de suas marcas é a valorização das expressões e formas de linguagem regionais.
 Portabilidade — é possível carregar um aparelho de rádio para qualquer lugar; ele pode funcionar em pontos aonde o sistema de energia elétrica não chega e em locais de geografia pouco favorável.
 Imediatismo e instantaneidade — um evento pode ser transmitido pelo rádio no momento em que acontece, como no caso de partidas de futebol ou outras coberturas jornalísticas.
 Autonomia do ouvinte — por envolver somente a audição, o rádio permite que outras atividades sejam feitas por quem o escuta, sendo um ―pano de fundo‖ do cotidiano; mas o ouvinte pode passar a concentrar-se mais quando percebe algo de interesse.
 Interatividade — os ouvintes podem participar de uma transmissão radiofônica, interagindo com os produtores, enquanto ela acontece.
 Personalização/customização - o rádio permite a adequação do conteúdo recebido às experiências e bagagem prévia do receptor da mensagem, a partir da referência ao seu imaginário. Por isso, tais informações tem alta probabilidade de se transformarem em conhecimento ao serem inseridas em suas vidas, tornando-se agentes de mudança na vida dos ouvintes por elas atingidos.
 Meio oral - não há a exigência de que o público seja alfabetizado para ouvir mensagens radiofônicas, e, em sociedades com nível baixo de alfabetização, essa característica torna o rádio um importante instrumento de informação e de educação.
 Linguagem simples — pelas características já apontadas, como a abrangência, o caráter oral e a autonomia que os ouvintes possuem, os produtores de rádio procuram utilizar uma linguagem simples e expressiva: nítida, concisa, com repetições e variações e agradável à audição.
 Baixo custo — o preço do receptor de rádio é baixo, comparado com outros aparelhos domésticos, como a televisão, e a oferta a preços diversificados favorece a aquisição do veículo por grande parte da população.

Rádio Escola na Bahia transforma o intervalo dos alunos em momento de entretenimento e educação


Separamos hoje, uma experiência bem sucedida de utilização do rádio nas escolas. Trata-se da Rádio CEAB – Paripe- Salvador – Bahia.
Integrada ao contexto do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, a rádio transformou os intervalos das aulas em momentos de informação e entretenimento. O que me chamou a atenção é a possibilidade de integração do entretenimento aliado à educomunicação. As possibilidades de utilização desta ferramenta como meio de socialização e inclusão social, além de cidadania é motivo de justificar sua presença no cotidiano escolar.


De sobremaneira o uso da tecnologia para a mediação de conflitos e a promoção de valores humanos e solidários na escola deverá ser sempre o eixo central da educomunicação; Não há como trabalhar educomunicação sem ter em mente a necessidade de estabelecer estes valores humanos que promovam o crescimento pessoal. Não basta ter a tecnologia ou o domínio da técnica em si. É necessário que a tecnologia seja um meio e não um fim. A tecnologia não deve ser usada como uma moeda de marketing educacional. Não raras vezes podemos cair em tentação ao utilizar estas tecnologias como um fim em si mesmo e isto não basta para construir um processo de ensino-aprendizagem coerente com as propostas de uma escola cidadã que forma seus alunos para a vida e não apenas para o trabalho.

Vamos conhecê-la? Clique no vídeo:








O rádio na escola: por quê não?

Disponível em:
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ondas/Imagens/radio%20escola.jpg
O rádio é um meio de comunicação de massa que possui diversas variáveis que o elegem como um grande instrumento educomunicativo. É abrangente pois atinge os regionalismos respeitando as diferenças e construindo uma comunicação adaptável e flexível ao meio no qual está inserido. Também possui grande portabilidade, levando a sua mensagem desde os veículos em movimento até as academias ou salas de espera dos consultórios, além das residências. É instantâneo, ou seja, pode transmitir o evento no momento em que acontece. Permite a autonomia do ouvinte, pois exige somente a audição, dando liberdade de movimentos. Possui intercambialidade com o ouvinte, permitindo sua participação via carta, telefonema, etc. Possui uma linguagem simples, sem rodeios atingindo até mesmo uma pessoa analfabeta. Permite a transformação de uma informação em conhecimento, auxiliando a prevenção de doenças, permitindo estudar e outras formas de construção do conhecimento. Além de todas estas vantagens, o rádio possui baixo custo de investimento.

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