quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dia D: Toda escola pode fazer a diferença!

Plano de Intervenção Pedagógica: o foco é o aluno!

Todas as escolas mineiras nesta quarta-feira (13/08/14) deram uma parada nas atividades cotidianas para realizar o Dia D: “Toda Escola pode fazer a diferença". A data é um marco no planejamento das ações pedagógicas de todos os agentes da comunidade Escolar. 

O principal objetivo do Dia D é identificar quais as "fraquezas" apresentadas pela escola e as “oportunidades” de melhoria dos seus processos objetivando diminuir o insucesso escolar. Propor uma intervenção focada nestes "gargalos" é a grande missão do Dia D.  

O Dia D é uma ação pedagógica, instituída pela SEE (Secretaria de Estado da Educação) em 2007 e que acontece nas escolas todos os anos. 

Em nossa escola o dia foi de muito trabalho. Recebemos a visita da Diretora da SRE/Leopoldina Luciane Carneiro de Mendonça que colaborou no direcionamento dos encaminhamentos propostos para o dia. Os Professores e servidores concentraram suas análises nos índices das avaliações externas e internas e traçaram objetivos de intervenção nos pontos que consideraram prioritários para melhorar a qualidade de Ensino. De uma forma geral, a E. E. Guido Marlière destaca-se por suas metas elevadas e o seu IDEB de 6,3 (numa escala que varia de 1 a 10). Esse índice é considerado muito bom. Nos países desenvolvidos a média é 6, e o Brasil pretende que todas as escolas atinjam este índice até 2022. Nossa escola portanto, está dentro do nível recomendado para países desenvolvidos.

Analisando os resultados do PROALFA (3º ano), PROEB (5º ano) e Prova Brasil (5º ano) em 2013, detectou-se uma evolução considerável na disciplina Matemática e a necessidade de intensificar ações de Língua Portuguesa para garantir que as metas sejam atingidas. Após analisar as avaliações externas, a escola também olhou para suas avaliações internas, ao estudar e ler os dados de 2014 através das avaliações formativas. Elas aconteceram dentro da sala de aula no primeiro semestre e foram realizadas pelos próprios Professores da escola. De uma forma geral, a escola está no caminho certo buscando manter um patamar de elevadas metas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Apesar deste resultado a comunidade escolar deve ficar atenta para os casos (ainda existentes) de alunos em baixo desempenho e combater os casos de evasão escolar e infrequência. 

Outra questão importante para que o aluno alcance um nível recomendável, é a participação da família. Pesquisas demonstram que o aluno que é acompanhado de perto pelo pai/mãe/responsável comprovadamente demonstra maior capacidade de assimilação e aprendizagem. É desafio para nossa escola, estimular que os pais participem cada dia mais da vida escolar de seus filhos.

Após estas discussões, os Professores e Servidores traçaram um novo plano de Intervenção Pedagógica para 2014 e primeiro semestre de 2015. Ficou definido que a principal missão do PIP 2014 é intensificar as ações de apoio escolar, execução do projeto "60 planos" e "cabe na mala" e organizar o calendário do reforço escolar. 

Este plano, elaborado com as contribuições dos Professores e Servidores agora sofrerá alguns pequenos ajustes na quinta e sexta-feira e será apresentado à comunidade Escolar neste sábado, dia 16/08/2014 à partir de 8h. Este dia será de apresentação aos pais da comunidade escolar e é chamado de Dia D: “Toda comunidade Participando". Trata-se da oportunidade dos pais e outros segmentos da comunidade escolar conhecerem as decisões do PIP 2014 e propor ajustes e melhorias para a sua redação final.

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