![]() |
Disponível em: http://www.catedra.puc-rio.br/upload/catedra/paulofreire.jpg |
Paulo Freire foi um dos maiores pedagogos da atualidade. Segundo o site Wikipédia “A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado”. Portanto, o pensamento de Paulo Freire e Kaplun são condizentes com a pedagogia da autonomia, onde o conhecimento é construído a partir de uma situação concreta, da realidade do educando. Sendo assim, a educomunicação é um referencial concreto deste modelo pois inclui o educando no processo de análise de sua prática como agente produtor de cultura e conhecimento, numa busca constante de diálogo e construção do saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário