sábado, 23 de agosto de 2014

Sugestão de leitura: “Educomunicação: um campo de mediações”.

Foto disponível em:
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Lendo o artigo científico de Ismar de Oliveira Soares “Educomunicação: um campo de mediações” (Clique aqui para fazer download) , podemos concluir que a comunicação é algo inerente ao ser humano e nas últimas décadas tem-se constituído como uma importante ferramenta de produção cultural e de conhecimento. O autor ainda chama a atenção para a utilização dos meios de comunicação como algo a ser utilizado pela educação, partindo da realidade do educando e principalmente, envolvendo este educando na constituição de linguagens próprias de cada realidade. Vivemos numa era de “endeusamento” dos meios de comunicação social, pois a informação é tida como diferencail competitivo num mundo globalizado. Contudo, a apropriação da cultura por parte dos usuários dos meios de informação pode constituir-se em plataforma para uma ação educativa coerente com as necessidades atuais. Sob este prisma, o educador pode valer-se destes mesmos meios de comunicação para oportunizar a construção de conhecimento. Não adianta “demonizar” o consumo da informação, devemos assumi-lo como exercício de cidadania. A educomunicação trata-se de um modo de interação que afasta a ótica puramente instrumental da tecnologia comunicativa e informativa.

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